quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

exercício CENA

SITUAÇÃO:
UMA PERSONAGEM ENTRA NUM BAR E O BARMAN APERCEBE-SE QUE ESTA SE QUER SUICIDAR

NOTA: Não se pode usar as palavras morte e suicídio e há uma deixa obrigatória “A Pilar foi fundamental na carreira do Saramago”.

O cliente entra no bar e dirige-se lentamente para um dos bancos sentando-se com um olhar vazio.

BARMAN
Boa noite, o que é que vai ser?

CLIENTE
Um whiskey simples, sem gelo.

BARMAN
Aqui tem.

O barman fica a olhar o cliente por uns momentos sem tirar a mão do copo.

CLIENTE
Nunca gostei dos livros dele.

O cliente fala com a cabeça baixa enquanto olha para o copo.

BARMAN
Desculpe?

O barman aproxima-se do balcão enquanto pergunta.

CLIENTE
Nunca gostei dos livros do Saramago. Não se percebem. Você já leu algum?

BARMAN
Do Saramago? Aquele tipo do Nobel?

CLIENTE
Sim esse.

BARMAN
Não, nunca li.

O barman repara que o cliente volta a baixar os olhos e a fitar o copo.

BARMAN
Não é esse que é casado com aquela tipa espanhola mais nova? Há gajos com sorte.

CLIENTE
É. Há gajos com sorte. A Pilar foi fundamental na carreira do Saramago.

BARMAN
Você também escreve?

CLIENTE
Não. Eu leio. Tudo o que faço é ler. Passei toda a vida a ler.

BARMAN
Não percebo... é isso que faz? Pagam-lhe para ler?

CLIENTE
Sim, sou editor. Leio os livros dos outros. Estou farto.

BARMAN
Acho que o percebo. Eu preparo os copos para os outros beberem. Fico a noite toda atrás do balcão a ver os outros beber.

O cliente levanta o rosto e olha o barman nos
olhos por uns instantes.

BARMAN
Já pensou escrever você? Fazer vocês os livros?

CLIENTE
Às vezes mas não sei… não sei se conseguiria.

BARMAN
O que é que você tem a perder? Quem leu tantos livros e conheceu tantos escritores como você conheceu tem de certeza muitas histórias para contar.

O barman avança entusiasmado com as mãos em cima do balcão.

BARMAN
Sabe o que é que eu faço quando fecho o bar às 2 da manhã? Pego em mim e vou ter com os meus amigos que frequentam a concorrência.

CLIENTE
Sim. Tem razão... talvez eu tenha algumas histórias para contar.

Pitta

Sem comentários:

Enviar um comentário