quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

exercício CENA - Filipa Avillez


INT. BAR NOITE

NOTA: a cena decorre entre planos fechados. Entrada de um sujeito estranho, com um ar melancólico, marreco e arrasta os pés. Pelo abrir da porta vê-se que já é de noite. O bar está vazio só com o Barman que olha para ver quem entra. O barman estava a ler um livro de muitas páginas.

Barman pousa o livro e encara o cliente.
BARMAN
….Boa noite! O que é que vai ser?
Artur, o cliente tem um olhar vago e distante.
ARTUR
Sei lá...

Ar de interrogação total do barman.
BARMAN
Não sabe?!?!? O que quero dizer é em que é posso ajudá-lo?
Artur mantém ar vago. Voz deprimida. Não encara o Barman.
ARTUR
Pois. Exacto. Não sei... Acho que ninguém sabe. Ninguém pode. Nem o senhor, nem ninguém.
Já irritado, Barman questiona-o com uma voz grossa
BARMAN
Ó amigo vai desejar aguma coisa?

Artur encara pela primeira vez o Barman com ar irónico.

ARTUR
VOU! Quem é que não deseja alguma coisa? (sorriso)
Barman sussurra para si próprio.
BARMAN
Bem... Já vi que isto hoje é dia... Só me calham é duques!!! Ó amigo, já vi que isto hoje não está fácil. Vamos por partes. Deseja Comer ou beber alguma coisa?
Artur volta a baixar a cabeça e responde encarando o balcão.

ARTUR
Pois, também não sei. Acho que não. Mas olhe: Obrigada pela sua atenção. Muito simpático da sua parte perguntar ...

Barman engole em seco e revela um ar de preocupação. Decide servir-lhe um sumo e prepara uma sandes.
BARMAN
Ó amigo, comer e beber nunca fez mal a ninguém. Lá isso é uma certeza... hum. E o dia lindo que esteve hoje, reparou? Friozinho, mas um Sol radioso!

Artur sorri, quase sentido pena do Barman.
ARTUR
Sol?!?!? Não. Não reparei. Não me faz falta!
Barman tenta disfarçar a conversa.
BARMAN
E então conte-me lá o que é que tem feito? Eu já saio tarde daqui mas tento, no meu tempo livre, distrair-me.
Artur, já está irritado. Revolta-se com a
Conversa e continua com um tom irónico. Acaba a rir compulsivamente.
ARTUR
Tempo livre??!?!?!? Hum.. deixe-me ver. Eu... farto-me de pensar. Penso que estou farto disto tudo. Penso que não ando aqui a fazer nada, a não ser contribuir para a crise do país heheheh, o que não é propriamente mau. E penso que já não sirvo para nada. Tomo resoluções. Olhe... Boa! São as minhas resoluções para o Ano Novo!

BARMAN
Pois. Certo! Estou a ver. Resoluções de Ano Novo. Já não faço disso...
Artur interrompe bruscamente o Barman.

ARTUR
Pois. Tá bem! E mais?!!? O que é que tem a dizer mais? Que foi ao cinema ultimamente e que aposto... É isso que me vai salvar?!?! E que o melhor que eu tenho a fazer é... Hum Deixe-me ver... Já sei!!!! Aproveitar o melhor da vida!

BARMAN
Sim! Por acaso sim... Adoro cinema. Faz bem à alma. Olhe, ainda ontem fui ver aquele da mulher do Saramago. Muito interessante. Fiquei a perceber que a Pilar foi fundamental na vida de Saramago. Eram assim uma espécie de dupla fantástica!
Artur já incomodado com a conversa levanta-se e agarra na carteira para pagar.
ARTUR
Estou a ver. Saramago? Pilar? E com essa dupla maravilha que acha que me vai salvar o dia? Adoro esta arte de ser Humano. ARROGANTE, PRESUNÇOSO. O amigo acha mesmo que tem esse poder? Ainda por cima... eu detesto o Saramago e não posso com espanhóis. Tenha um resto de boa noite. Se me cruzar com o Saramago mando lembranças suas!

Sem comentários:

Enviar um comentário