quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

excelente trabalho da Pitta



#6 descrever em 10/15 linhas uma pessoa real conhecida, desconhecida ou ficcionada


Não sei ao certo que idade terá. Os homens do mar atravessam dias mais longos do que os outros. Dias feitos de muitas noites. Pesa-lhes esse tempo que multiplicam por dois. O Mestre Isauro terá mais de 50 anos a julgar pelos cabelos brancos. Disseram-me que nasceu no Corvo, a mais pequena e distante das ilhas dos Açores. Não sei com que idade terá vindo para o Faial. Conheci-o mais novo e lembro-me de o ver chegar ao centro da cidade montado a cavalo. É um homem alto com os ombros largos e o corpo forte. Tem a cara queimada pelo vento e pelo sol como sempre acontece a quem vive do mar. Os seus olhos, bem cavados no rosto, são daquele tom de azul que tantas vezes encontramos na gente das ilhas. Luminoso. Denso. Húmido. Como se o mar o tivesse ganho antes ainda de nascer. Mas aquilo que mais impressiona no Mestre Isauro são as suas mãos. Ásperas e secas. Grandes como seriam as mãos dos deuses se acaso estes existissem. Inchadas de trabalho. Forradas por uma pele que há muito deixou de ser humana. Repletas de histórias de peixes impossíveis de apanhar. De morte. E de tempo. Muito tempo. Talvez por isso o seu olhar seja tão doce quando fala connosco. Trata-nos com muita delicadeza quase como se fossemos crianças. E quando fala usa poucas palavras. É por isso mesmo que aquilo que diz tem muito mais valor.


#7 reescrita do perfil do personagem depois das dicas dadas na aula


Lado físico: Homem que aparenta ter mais de 50 anos, com os cabelos todos brancos, alto, corpo forte e seco. A pele é seca e queimada e tem os olhos azuis. Tem muitas cicatrizes nas mãos e falta-lhe parte de um dedo da mão direita.

Lado social: É mestre pescador nos Açores, vive com poucos rendimentos, nasceu no Corvo, a ilha mais pequena dos Açores, e é originário de uma família humilde. Chegou a ter uma embarcação com vários homens a seu cargo mas hoje pesca sozinho numa embarcação artesanal e por vezes passa mais de um dia seguido no mar.

Lado psicológico: Trato delicado e doce que contrasta com a dureza da sua profissão, personalidade aberta e generosa, relacionando-se com pessoas de meios sociais, idades e profissões muito diversas, o que contrasta com uma certa timidez, vive só, é divorciado e tem dois filhos com os quais tem muito pouco contacto.


#8 associar uma story line ao perfil do personagem criado

O homem que procurava no fundo do mar aquilo que não conseguiu encontrar dentro de si.

Sem comentários:

Enviar um comentário