sábado, 27 de novembro de 2010

Perfil de Personagem (Amílcar Monteiro - turma de humor)

A – Lado Físico

Homem, com cerca de 40 anos de idade, estatura média, magro, olhos castanhos, cabelo castanho comprido, um pouco abaixo dos ombros, com “entradas” de calvície ao nível da testa. Tem normalmente barba por fazer de 1 dia.

Veste-se de forma simples, geralmente com calças de ganga e ténis, t-shirts de cores neutras e um colete também de cor neutra.

O seu andar caracteriza-se por ser apressado, com passos curtos e rápidos, costas muito direitas e ombros ligeiramente flectidos para trás.

Carrega, muitas vezes, ramos de flores variadas.



B – Lado Psicológico

Homossexual, assumido e perfeitamente à vontade com a sua orientação sexual, decidido e confiante, bastante sociável, interagindo com todas as pessoas que conhece do bairro onde vive e trabalha. É alguém que está sempre pronto a ajudar quando lhe solicitam ajuda.

Fala muito alto, para que todos à volta o oiçam, tendo sempre uma resposta pronta para quem se mete com ele. Gosta de se meter e mandar bocas a todos os que conhece, e embora a forma como diz as coisas seja algo agressiva, não o faz com intuito de ofender os outros, mas sim mais com uma finalidade cómica.

É uma pessoa que tem poucos recursos económicos e, como tal, trabalha bastante, andando constatemente de um lado para o outro, em prol da sua profissão e de conseguir dinheiro para subsistir.

Quando se refere a si mesmo fá-lo no género feminino (ex: “Ai, hoje estou cansada”). Usa muitas interjeições do tipo “Ai”, “Oh mulher”, entre outras, características de um dicurso estereotipado de um homem homossexual. Nunca se queixa dos seus problemas, optando por comentar os problemas dos outros, quer a nível do bairro quer a nível social. Quando calado, transparece um ar de confiança e de um pouco de arrogância.



C – Lado Social

É de estatuto socioeconómico baixo, pobre, vivendo num bairro social num apartamento que lhe foi concedido pela câmara. Antes de residir neste bairro social, vivia no Casal Ventoso, à semelhança da maior parte das pessoas que são suas vizinhas. No bairro onde vive, existem muitos traficantes de droga e pessoas agressivas e perigosas, já acontecendo terem sido alvejadas algumas pessoas. Apesar de se poder pensar que a persongagem e os traficantes não se iriam dar bem, uma vez que vivem no mesmo sítio há tanto tempo, os traficantes respeitam-no, mantendo com ele um relacionamento saudável que consiste em mandarem bocas uns aos outros, embora se entreajudem sempre que é necessário.

Prefere relacionar-se com mulheres, da sua faixa etária ou mais velhas, embora se dê bem com toda a gente. Quando interage com os outros, fá-lo de forma cómica, divertindo todos à sua volta com os seus comentários directos e nada subtis.

A sua profissão é ser florista, mais concretamente fazer arranjos de flores para lojas de flores perto do sítio onde reside. Trabalha nos seus arranjos em casa, durante a manhã e início da tarde, sendo que depois se dirige às lojas de flores para as entregar. Durante o dia, faz intervalos para ir ao café do bairro, onde a maior parte da vida social do bairro acontece, e onde interage com todos os seus vizinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário